top of page
Dimensões Intraorganizacionais no Setor Público: Planejamento Governamental, Inovação na Administração Municipal e Gestão de Pessoas

09h15 as 10h45

​

Debatedores

Profa. Dra. Andrea Leite Rodrigues (EACH/USP)

Prof. Dr. Antonio R. Olenscki (Unesp)

Prof. Dr. Edson Sadao (FEI)

Moderação: Prof. Dr. Fernando de Souza Coelho (EACH/USP)

​

O objetivo da mesa é dar relevo a um aspecto - relativamente - esquecido na agenda de pesquisa em administração pública, qual seja: a dimensão intraorganizacional. Para tanto, foram selecionadas três temáticas de estudo que guardam relação com a gestão pública e seu processo administrativo-institucional e suas funções gerenciais: o uso de instrumentos de gestão no planejamento governamental em nível municipal no país; os fatores que oportunizam a inovação na gestão pública local no Brasil com foco nos médios e pequenos municípios; e os problemas de investigação em gestão pessoas no setor público estatal e não-estatal sob o enfoque do comportamento organizacional.

​

mesas

anfiteatro 2
Anchor 1

Avisos

​

O anfiteatro 2 fica no prédio do Ciclo Básico, em frente à cantina.

Parcerias entre Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e o Estado para a Provisão de Políticas Públicas

11h as 12h30

 

Debatedores

Aline Gonçalves de Souza (Pesquisadora da FGV Direito SP)

Prof. Dr. José Veríssimo Romão Neto  (NUPPs/USP)

Profa. Dra. Patricia Mendonça (EACH/USP)

Moderação: Profa. Dra. Andrea Leite Rodrigues (EACH/USP)

 

O objetivo da mesa é trazer as discussões atuais a respeito da governança no setor público, tanto no campo das ideias e debate teórico, quanto exemplos empíricos estudados, principais resultados, modelos e experiências internacionais e nacionais. Serão também abordadas: parcerias para a provisão de políticas públicas (Marco Regulatório das OSCs) e seu papel na provisão, bem como impactos que sofrem ao participar de parcerias com o Estado; governança das parcerias; implicações estratégicas das parcerias para as políticas públicas.

Financiamento Público das Políticas 
Sociais: Histórico e Desafios em 
Tempos de Ajuste Fiscal

14h00 as 15h30

 

Debatedores

Prof. Dr. Antônio Sérgio Rocha (UNIFESP/Guarulhos)

Profa. Dra. Marta Arretche (DCP/USP)

Profa. Dra. Leda Paulani (FEA/USP)

Moderação: Profa. Dra. Ursula Peres (EACH/USP)

​

O objetivo da mesa é discutir o modelo de financiamento das políticas sociais estabelecido na Constituição de 88, sua aplicação desde então e os desafios colocados pela crise fiscal atual e pelo fortalecimento de uma agenda política que defende a desvinculação constitucional de despesas em Saúde e Educação e o reequilíbrio das despesas públicas com eventual impacto no financiamento das políticas sociais.

As Políticas Públicas em Tempos de 
Incerteza e Reconfiguração da Arena 
Política

15h45 as 17h15

 

Debatedores

Ma. Luciana Zaffalon Leme Cardoso (Coordenadora do Núcleo de Atuação Política do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e integrante da Secretaria Executiva da Plataforma Brasileira de Política de Drogas)

Prof. Dr. Mário Aquino Alves (FGV/SP)

Prof. Dr. Arnaldo Provazi Lanzara (ICHS/UFF)

Moderação: Prof. Dr. José Carlos Vaz (EACH/USP)

​

O objetivo da mesa é demonstrar que o Programa está atento às transformações que ocorrem no Estado brasileiro e, assim, buscará promover um debate qualificado e plural sobre as perspectivas e incertezas para a gestão pública e as políticas públicas no Brasil, no atual contexto que vários especialistas entendem ser o fim do ciclo político iniciado com a transição para o regime civil na década de 1980 e institucionalizado na Constituição de 1988. Perguntas fundamentais que irão orientar essa discussão: “Quais são as perspectivas colocadas para a gestão pública e para as políticas públicas? Quais são seus impactos para a pesquisa neste campo?".

anfiteatro 2
anfiteatro 2
anfiteatro 2
bottom of page