top of page

11h-12h30 

POLÍTICAS URBANAS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA ATUALIDADE BRASILEIRA

​As cidades passam por inúmeras transformações em múltiplas dimensões, e os padrões de governança das políticas urbanas tornam-se cada vez mais complexos, envolvendo atores públicos e privados em diferentes arranjos. Nesse sentido, essa mesa visa discutir tanto os novos desenhos das políticas urbanas quanto novas possibilidades de lentes analíticas para compreender essas transformações.

 

Moderadora:

Úrsula Peres (EACH-USP)

 

 

 

Possui graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1993), mestrado e doutorado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2007), tendo realizado parte do Mestrado na HEC-França. Desde 2008 é Professora Doutora da EACH/USP no Curso de Gestão de Políticas Públicas, Coordenadora do Programa de Mestrado em Gestão de Políticas Públicas e Professora do Programa de Mestrado em Mudança Social e Participação Política. Realiza orientação acadêmica no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo - PROLAM/USP. É pesquisadora associada ao Centro de Estudos da Metrópole - CEM/USP e membro do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo - IEA/USP. Pesquisa as áreas de Economia Política do Orçamento Público e Financiamento de Políticas Públicas, em especial nas áreas de Educação e Segurança Pública. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em gestão pública e controladoria do setor público. Atuou como gestora na área de orçamento público e consultora de empresas e governos nas áreas de planejamento e orçamento, gestão de políticas públicas, recursos da educação e fundos municipais. Foi Assessora Geral do Orçamento na Secretaria de Finanças do Município de São Paulo (2002-2003), Assessora da Presidência da Companhia Siderúrgica Nacional (2005-2007). Foi Secretária Adjunta de Planejamento, Orçamento e Gestão no Município de São Paulo (2013).

Debatedores:

Eduardo Marques (FFLCH-USP)

 

Professor livre-docente do DCP-USP, possui graduação em Engenharia Civil/Hidráulica (UFRJ, 1987), especialização em saúde pública (ENSP/Fiocruz, 1989), mestrado em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ, 1993), doutorado em Ciências Sociais (IFCH/Unicamp, 1998), pós-doutorados do Cebrap (2002) e na University College London (2014). É pesquisador e vice diretor do Centro de Estudos da Metrópole (Cepid/Fapesp). É editor correspondente para a América Latina da Revista IJURR e trustee da Fundação a ela associada e membro do Conselho Estratégico da École Urbaine da Sciences Po Paris, onde também participa como professor colaborador. Atualmente, é Presidente do RC-21 - International Sociological Association (2014/2018), coordenador brasileiro do projeto ReSolution do CEM e da CASA/UCL com financiamento Fapesp (prjeto temático) e ESRC. Desde 2017, é coordenador de área de ciência política da FAPESP. É pesquisador principal da Fapesp e Bolsista do CNPq - Nível 1B.
Dedica-se principalmente ao estudo de políticas públicas, sociologia e política urbana, redes sociais e pobreza urbana.

João Whitaker (FAU-USP)

Professor Livre-Docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1990) e em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993), Mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1998), Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2003) e Livre-Docente também pela FAUUSP (2013). Prêmio de melhor tese de Doutorado pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR - 2005).É professor Associado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e Presidente da CPG - Comissão de Pós-Graduação da FAUUSP (2017-2018). Pesquisador sênior do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos (LabHab) da FAUUSP.o qual coordenou entre 2010 e 2016. Professor Visitante 2011-2012 no Institut de Hautes Études de l´Amérique Latine - IHEAL, Université de Paris 3 - Sorbonne Nouvelle, e em 2014 da Université Jean Monnet, em St Etienne, França. É consultor na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas habitacionais, habitação social, desenvolvimento ambiental urbano, instrumentos urbanísticos e estatuto da cidade, economia urbana e mercado imobiliário, globalização e cidades-globais. Autor do livro "O mito da cidade-global: o papel da ideologia na produção do espaço urbano" (Vozes, 2007), de "Produzir casas ou construir cidades? Desafios para um novo Brasil urbano" (Coordenador - FUPAM/LabHab-FAUUSP, 2012) e de vários capítulos de livros e artigos. Foi Secretário Municipal de Habitação da Cidade de São Paulo (2016).

bottom of page