top of page

14h-16h30 

TECNOLOGIA, DADOS ABERTOS E APROFUNDAMENTO DA DEMOCRACIA: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS

​Apenas a democracia representativa não tem sido suficiente para garantir que os anseios sociais se façam presentes tanto nas decisões do Legislativo como nas ações do Executivo. Todavia, experimentos decorrentes do uso ferramentas tecnológicas tem possibilitado acesso a informações e serviços que tem se mostrados importantes para que diferentes comunidades possam acessá-las e demandar responsabilidade daqueles que tomam decisão em nome do público. Discutir algumas dessas experiências num contexto de adensamento democrático é o objetivo dessa mesa de debates.

 

Moderadores:

Luciana Massaro Onusic (Unifesp) 

 

 

Professora Adjunta da Universidade Federal de São Paulo, é Doutora (2009) e Mestre (2005) em Administração, pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP), possui trabalhos publicados em periódicos, com foco em Estratégia Organizacional. Possui também experiência na construção e formalização de acordos de cooperação acadêmica em nível internacional. No campo da gestão, atuou na coordenação de cursos tanto em graduação como em pós graduação. Além disso, já foi diretora executiva de Instituição de Ensino Superior. Seus interesses de pesquisa estão essencialmente orientados a: I) Qualidade na Prestação de Serviços, II) Estratégias Competitivas, III) Desempenho Organizacional (financeiro e não financeiro), IV) felicidade e bem estar. No setor produtivo tem atuado em projetos de pesquisa aplicada na mensuração da qualidade de serviços. Atualmente é diretora acadêmica da Escola Paulista de Política Economia e Negócios da UNIFESP.

Marco Antonio Carvalho Teixeira (FGV-SP)

Mestrado em Ciências Sociais (1999) e doutorado em Ciências Sociais (2004) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor-adjunto e pesquisador do Departamento de Gestão Pública junto a Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas de São Paulo (EAESP-FGV), onde leciona nos cursos de graduação em Administração Pública e Administração de Empresas, bem como no Mestrado e Doutorado em Administração Pública e Governo e, também, no Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas. Desenvolve pesquisas acadêmicas e vem atuando como Consultor de organismos nacionais e internacionais em temas como: Transparência, Accountability e Controle da administração pública com foco no papel dos órgãos de controle e no controle social; arranjos cooperativos intergovernamentais, política brasileira e eleições. É líder do grupo temático Federalismo, Relações Intergovernamentais e Descentralização, junto a área de Administração Pública do ENANPAD (biênio 2015-2016). Atua como comentarista do programa CBNSP, da Rádio CBN, onde trata de questões ligadas aos problemas da cidade de São Paulo e suas políticas públicas, e é um dos editores do Blog "Gestão, Política & Sociedade" abrigado no jornal O Estado de S. Paulo.

Debatedores:

Maria Alexandra Cunha (FGV-SP)

 

Possui graduação em Administracao (1987) e Informatica (1982) pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1994) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000). Foi coordenadora da divisão ADI da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - ANPAD por 4 anos. É professora da Escola de Administração de Empresas de São Paulo e foi professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná por 23 anos. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: governo eletrônico, informática pública, sociedade da informação, administração pública e gestão de tecnologia da informação. Foi Bolsista Produtividade da Fundação Araucária, 2013-2014.

Fernanda Campagnucci (Prefeitura de SP)

É Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental da Prefeitura Municipal de São Paulo e integra o Comitê Técnico da Política de Governo Aberto "Pátio Digital" da Secretaria Municipal de Educação.  É Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP, 2008) e mestre em Educação na Faculdade de Educação da mesma instituição (FE-USP, 2014), com foco no debate público sobre políticas educacionais. Cursou especialização em "Transparência, Accountability e Luta contra a Corrupção", no Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito, Universidade do Chile (2014), e participou do Programa de Fellowship da Organização dos Estados Americanos (OEA) para Promoção de Governos Abertos nas Américas (2015). Em 2016, passou a intergrar a Open Data Leaders Network, do Open Data Institute (Londres). É autora de "O outro lado do muro - uma viagem à Palestina", livro-reportagem sobre o conflito israelo-palestino publicado pela Editora Multifoco (2011). De 2009 a 2013, foi editora do Observatório da Educação da ONG Ação Educativa e do portal Vozes da Educação, vinculado à Rede pela Valorização dos Docentes Latino-Americanos. 

 

Ana Luiza Aranha (ONG Transparência Internacional)

 

Doutora e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora da Transparência Internacional. Foi pesquisadora visitante do Centre for the Study of Democratic Institutions, da University of  British Columbia (Canadá). Colabora com o Centro de Política e Economia do Setor Público (CEPESP), da Fundação Getúlio Vargas-SP. É coordenadora de pesquisa financiada pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) sobre qualidade da gestão pública local. Tem interesse nos temas: Ciência Política, Corrupção, Accountability, Governo Local, Gênero, Educação e Direitos Humanos.

 

Dulce Helena Cazzuni (Prefeitura de Osasco)

Graduada em Ciências Econômicas e em Administração de Empresas, pela Universidade São Judas Tadeu, e especializada em Didática do Ensino Superior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente, é aluna do Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Após alguns anos de experiências na área financeira, ingressou na gestão pública em 1989, quando assumiu a concepção e execução do Projeto Habitacional Renda Média, da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB), na Prefeitura de São Paulo.
De 1995 a 1999 participou da reestruturação e consolidação do Sistema Nacional do Emprego (SINE), na Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, do estado de São Paulo. Nesse período também foi pesquisadora sênior do Departamento de Estudos Socioeconômicos e Políticas da Central Única dos Trabalhadores (DESEP/CUT Nacional).
Entre 2001 e 2004 fez parte da equipe responsável pela concepção e criação da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade (SDTS) e da Política Pública de Trabalho Emprego e Renda, na prefeitura de São Paulo.
Em 2005, iniciou suas atividades na prefeitura do município de Osasco à frente do processo de reestruturação da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI) e implementação das Políticas Públicas de Trabalho, Emprego e Renda.
Em 2011, a convite do governo federal, tornou-se colaboradora na concepção do Plano Brasil sem Miséria, criado pelo Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome. Retorna a Osasco após a conclusão do projeto e fica à frente da SDTI até o fim de 2012.
Em 2013, tornou-se Secretária Municipal de Governo de Osasco. No mesmo ano participou ativamente da criação da Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), da qual é secretária desde então.
Possui diversas publicações no campo das políticas públicas de emprego, trabalho e renda, entre as quais destacam-se Atlas da Exclusão Social de Osasco, de 2007; Inclusão Social com Geração de Ocupação e Renda, de 2008; e o seu mais recente livro Planejamento Público e Gestão por Resultados: uma experiência municipal aplicada, publicado em 2016 pela editora Hucitec.

bottom of page